Páginas


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

                   Novo sistema de seleção do Enem entra em funcionamento na 6ª



Reduzir Normal Aumentar Imprimir O Ministério da Educação oficializou, nesta quarta-feira, em portaria publicada no Diário Oficial da União, o funcionamento do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), a plataforma que irá operacionalizar a seleção de vagas nas universidades públicas que adotaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 como forma única de seleção e ingresso.
Processo do Sisu terá três etapas
O processo de seleção começa nesta sexta-feira, 29 de janeiro, às 6h e se encerra no dia 3 de feveiro, às 23h59min. Na página do Sisu (sisu.mec.gov.br), o candidato verá quais são suas possibilidades de matrícula nas universidades para as quais tenta ingresso. Este sistema ficará aberto por seis dias, durante os quais o candidato pode indicar de qual curso quer vaga.
A possibilidade de matrícula, no entanto, não significa vaga garantida. Ao longo deste período, novos alunos darão entrada no sistema, alterando constantemente as listas dos classificados. Todos podem acessá-lo quantas vezes quiserem para conferir sua posição e, eventualmente, remanejar suas escolhas.
No dia 5 de fevereiro, será divulgada a primeira lista de convocados. Estes realizam a matrícula entre 8 e 12 do mesmo mês.
Este processo será repetido duas vezes.
A segunda etapa terá inscrição e seleção de vagas entre 15 e 20 de fevereiro. O resultado sai no dia 22, e as matróculas estão marcadas para o período que vai de 23 a 26 do mesmo mês.
A terceira e última etapa do Sisu abre com a verificação e seleção de vagas entre 1º e 3 de março. O resultado sai no dia 5. A matrícula é realizada entre 9 e 12 de março.
Vagas já podem ser conferidas
No site do Sisu, os participantes do Enem já podem conferir quais são as opções de matrículas. Nesta primeira edição, 51 instituições públicas oferecem 47,9 mil vagas em bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.
Além das instituições federais, sendo 23 universidades e 26 instituições federais de educação profissional, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE também selecionarão seus candidatos pelo Sisu.
Podem se inscrever na seleção unificada todo os estudantes que fizeram o Enem 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário